Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Empresas pedem Fim de Ônibus Gratuito em Maricá, RJ, e Justiça Nega.

Serviço com tarifa zero foi lançado no dia 19/12/2014. Manifestação em protesto foi convocada por prefeito da cidade.

Publicado por Darlan Oliveira
há 9 anos

Empresários de ônibus de Maricá(RJ) pediram, nesta quarta-feira (24), uma liminar na 5ª Vara Civil da Comarca de São Gonçalo para impedir o funcionamento da Empresa Pública de Transportes (EPT). O pedido não foi aceito pela Justiça.

A cidade implantou recentemente um serviço de transporte público gratuito. Com a implantação da EPT, Maricá é a terceira cidade no estado a oferecer a tarifa zero, segundo a Prefeitura, que está custeando o projeto. As linhas passam por principais pontos da cidade e funcionam 24 horas, inclusive nos finais de semana. Há 40 anos, ainda de acordo com a Prefeitura, apenas uma empresa atua no município.

Para evitar novos movimentos contra o transporte público gratuito, a prefeitura decidiu convocar os moradores para um ato público neste sábado (27), com objetivo de "responder à tentativa do monopólio de impedir que a população tenha o direito básico ao transporte pago pelo município".

Fonte: G1

"Transporte é parte dos direitos fundamentais do povo, na conquista da cidadania. Ao criar a empresa pública com tarifa zero, Maricá quebra o monopólio privado que nega esse direito e passa a servir de exemplo para o Brasil" , avalia o prefeito. "Aqui não se governa somente para empresários, se governa também para o povo", completa Quaquá.

Dez veículos – equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circularão com intervalos de 20 minutos, das 5h às 22h. No período de menor movimento (22h às 5h), os ônibus funcionarão com intervalos de uma hora. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões.

As linhas municipais – Recanto x Ponta Negra (Via Cordeirinho), Recanto x Ponta Negra (Via Manoel Ribeiro), Ponta Negra x Recanto (Via Cordeirinho) e Ponta Negra x Recanto (Via Manoel Ribeiro) – passarão pelos terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu e atenderão também as principais escolas e unidades de saúde do município, inclusive nos bairros que até então não eram atendidos pelas empresas, como o Retiro.

  • Sobre o autorEscrevente Técnico Judiciário-TJSP. / Mediador
  • Publicações2
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-pedem-fim-de-onibus-gratuito-em-marica-rj-e-justica-nega/170065587

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostei, continuar lendo